Banner

Transmissão

Aceder à Transmissão

Apresentação

O Impacto da Inteligência Artificial na Gestão de Carreiras: Perspetivas Académicas, Empresariais e Militares

Num contexto organizacional em rápida transformação, a gestão de carreiras assume um papel estratégico na promoção da competitividade e do desenvolvimento profissional. No domínio militar, o Apoio ao Desenvolvimento da Carreira (ADC) procura potenciar as competências e experiências dos militares, assegurando uma gestão eficiente dos recursos humanos e da valorização do talento.

A modernização destes processos passa inevitavelmente pela adoção de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), que permitem otimizar decisões, reforçar a inovação e alinhar expectativas individuais com as necessidades institucionais.

Este seminário internacional visa promover uma reflexão crítica sobre o impacto da IA na gestão de carreiras, reunindo perspetivas académicas, empresariais e militares. O evento constituirá um espaço de partilha de conhecimento, identificação de boas práticas e debate sobre desafios, oportunidades e implicações éticas associadas à IA.

Programa

  • 09:00
    Sessão de Abertura

    Vice-Dean Porto Business School

    Diretor de Administração de Recursos Humanos

  • 09:15
    Keynote Speaker

    Dra. Lénia Mestrinho - Nova SBE

  • 09:45
    PAINEL I - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE CARREIRAS: PERSPETIVAS ACADÉMICAS E ORGANIZACIONAIS
  • 09:45
    Carreiras Inteligentes: Quando a Ciência Encontra a Ambição Humana

    Dr. Hélder Figueiredo – ISCSP - Universidade de Lisboa

  • 10:05
    Liderar com Inteligência Artificial: O (Re)Nascer do Papel Humano nas Organizações

    Alberto Costa - Liderteam

  • 10:25
    O Papel das Organizações na Implementação da Inteligência Artificial

    Dra. Vera Rodrigues - SONAE MC

  • 10:45
    Período de Debate

    Moderadora: Prof. Dra. Patrícia Lopes - PBS

  • 11:10
    Coffee Break
  • 11:40
    PAINEL II - APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE CARREIRAS NOS RAMOS DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS
  • 11:40
    O Contributo da Inteligência Artificial na Otimização da Gestão de Carreiras

    Coronel Ângelo Simões - Exército Português

  • 12:00
    O Papel da Inteligência Artificial na Retenção de Talento nas Forças Armadas

    Major Vítor Almeida - Força Aérea Portuguesa

  • 12:20
    Desenvolvimento de Carreiras na Marinha: Modelos Preditivos, Otimização e Agentes de Inteligência Artificial

    Capitão-de-Fragata Pedro Vitorino - Marinha Portuguesa

  • 12:40
    Período de Debate

    Coronel Celso Braz - Exército Português

  • 13:00
    Almoço
  • 14:30
    PAINEL III - PERSPETIVAS INTERNACIONAIS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO APOIO À GESTÃO DE CARREIRAS MILITARES
  • 14:30
    O Contributo da Inteligência Artificial no Apoio à Decisão Orientada por Dados

    Coronel Jon Lowe - British Army

  • 14:50
    Repensar o Apoio à Carreira dos Suboficiais do Exército Espanhol: Uma Abordagem Apoiada em Inteligência Artificial

    Comandante Victor Antolín - Ejército de Tierra

  • 15:10
    Período de Debate

    Coronel José Pimenta - Exército Português

  • 15:30
    Intervalo
  • 15:50
    Conclusões
  • 16:00
    Sessão de Encerramento

    Tenente-General João Pedro Rato Boga de Oliveira Ribeiro

Oradores

Lénia Mestrinho

Dra.

Lénia Mestrinho é Diretora Executiva do Nova SBE Data, Operations & Technology Knowledge Center e do Digital Data Design Institute na Nova SBE e NOVA Medical School, em parceria com a Universidade de Harvard.

Na Nova SBE, leciona no Mestrado em Business Analytics, é Adviser em Consulting Labs (Mestrado) e Business Projects (CEMS-MIM) e é ainda Coordenadora de vários programas de Formação de Executivos nas áreas de Dados e IA.

A sua experiência abrange diversos projetos nas áreas de Dados e Tecnologia, desde a idealização, desenvolvimento, gestão de equipas e projetos, até à implementação e medição de impacto, especialmente nos setores da saúde, emprego, educação, turismo, oceanos, telecomunicações, mobilidade, entre outros.

A sua experiência inclui projetos e clientes nos setores público, privado e sem fins lucrativos, em diversos países, como Espanha, Bélgica, Reino Unido, Albânia, Croácia, Itália, México, EUA, Chile, Angola, Moçambique, Israel e Bangladesh. É Mestre (M.Sc.) em Gestão pela Católica Lisbon SBE e licenciada (B.Sc.) em Economia pela Nova SBE. Recentemente concluiu uma Pós-Graduação em Direito Avançado da Proteção de Dados, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

🕗 09:15
Keynote Speaker

3 Reflexões sobre a IA: no Mundo, nas Organizações e nas Pessoas”, seremos convidados a uma viagem pelas várias dimensões da revolução da inteligência artificial — da geopolítica global ao impacto humano dentro das organizações. Inicia-se com uma visão ampla sobre como as grandes potências estão a posicionar-se na corrida à IA, revelando a nova geografia do poder tecnológico e estratégico. Segue-se uma análise do mundo empresarial, mostrando como a IA e a GenAI estão a transformar indústrias, acelerar a inovação e redesenhar os modelos de decisão e produtividade. Por fim, o foco recai sobre as pessoas e a gestão de talento, com exemplos práticos de como a IA está a apoiar os departamentos de Recursos Humanos na formação, recrutamento, planeamento e personalização de carreiras, ajudando líderes e instituições — como o próprio Exército — a prever, reter e desenvolver talento com mais inteligência e propósito.

Hélder Figueiredo

Dr.

Com quase 30 anos de experiência na área de Recursos Humanos, é atualmente Diretor de Recursos Humanos na RodoCargo e nas empresas do setor da carga do Grupo Barraqueiro.

Iniciou a sua carreira como consultor de gestão na Accenture, tendo desenvolvido uma trajetória sólida em liderança de pessoas, com experiência tanto a nível nacional como internacional.

É membro da Direção da APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas e docente universitário convidado em várias instituições de ensino superior, lecionando HR Metrics e People Analytics. Reconhecido como LinkedIn Top Voice, é também consultor de RH e doutorando na área de Gestão, contando com cerca de 40 mil seguidores na sua rede profissional.

🕗 09:45
PAINEL I - PALESTRA I | Carreiras Inteligentes: Quando a Ciência Encontra a Ambição Humana

Alberto Costa

.

É CEO e fundador da Liderteam, empresa de consultoria especializada em soluções de gestão. Desde 2004, transformou um sonho numa organização de referência, sendo distinguida com múltiplos prémios de excelência.

Com mais de 25 anos de experiência em estratégia empresarial, transformação digital e inovação tecnológica, lidera equipas e projetos que unem tecnologia, pessoas e processos, sempre com foco em resultados concretos para os clientes.

Complementa a sua prática empresarial com formação académica contínua, tendo concluído duas pós-graduações na Porto Business School, Direção de Empresas e Marketing Management, bem como formação especializada em Inteligência Artificial. Em 2025 iniciou o Executive MBA na mesma instituição, reforçando a sua visão estratégica e internacional.

Destaca-se ainda pelo seu envolvimento em iniciativas de inovação, como a criação de uma unidade negócio, a Blue Thinking, dedicada à Inteligência Artificial, automação e otimização de processos.

🕗 10:05
PAINEL I - PALESTRA II | Liderar com Inteligência Artificial: O (Re)Nascer do Papel Humano nas Organizações

Num tempo em que a Inteligência Artificial redefine a forma como as empresas operam, liderar é mais do que adotar tecnologia, é saber ligá-la ao propósito humano, compreendendo que o verdadeiro desafio não é substituir o humano pela máquina, mas conceber sistemas onde ambos coexistem com sentido, ética e confiança.

Será partilhada a forma como a IA e o software de gestão estão a reconfigurar a liderança, a cultura e a tomada de decisão dentro das organizações, usando a tecnologia moldando-a à medida das pessoas, tornando-se um catalisador de eficiência, decisão informada e transformação sustentável.

Porque, na era da Inteligência Artificial, a verdadeira vantagem competitiva nasce da união entre pessoas, processos e tecnologia.

Tailored to Transform.

Vera Rodrigues

Dra.

É Head of People (Diretora de Recursos Humanos) da MC Sonae.

Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, possui formação avançada pela London Business Scholl em HR Strategy, bem como em Liderança de Equipas pelo IMD em Lausanne.

É docente em duas Pós-Graduações na área de People Analytics e no Mestrado Executivo em Gestão de Retalho na área de Liderança e Gestão de Equipas.

Integrou a Direção de Recursos Humanos da MC Sonae em 2016, tendo anteriormente assumido funções quer no setor público, quer no sector privado.

🕗 10:25
PAINEL I - PALESTRA III | O Papel das Organizações na Implementação da Inteligência Artificial

Pretende explorar a importância do uso da IA e da analítica avançada como ferramentas de uma gestão de talento mais assertiva e estratégica.  A perspetiva da complementaridade entre o “ homem e a máquina” é fundamental para uma gestão de pessoas mais ágil e eficiente, contribuindo para o planeamento estratégico das equipas. Esta visão será consubstanciada através da partilha de exemplos concretos e de casos práticos de uso na MC Sonae

Ângelo Simões

Coronel

Está habilitado com o Curso de Artilharia da Academia Militar, o Curso de Estado-Maior, a Pós-Graduação em Gestão de Pessoas, pela Porto Business School, e com os Cursos de Educação Física Militar, Defesa NBQR, NATO Public Affairs in Operations e Crisis Comunication do Exército Suíço.

Ao longo da sua carreira, desempenhou funções de Comando, na Escola Pratica de Artilharia, no Regimento de Artilharia Nº5 e no Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada Mecanizada, como comandante de Pelotão, de Bateria de Bocas de Fogo e da Bateria de Comando.

De Estado-Maior, no Regimento de Artilharia N.º 5, como Oficial de Operações e Informações do Regimento, como Oficial de Operações do GAC 155 mm Rebocado, no GAC da BrigMec como Oficial de Pessoal, e Oficial de Logística, no Gabinete do Ajudante-General do Exército como Adjunto do General AGE e na Brigada Mecanizada como Chefe de Estado-maior da Brigada Mecanizada;

De Docência, na Escola Prática de Artilharia, aos TPO e CFS de Artilharia e no Instituto Universitário Militar, como docente da Área de Ensino do Exército.

Participou na Missão da SFOR na Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina, na Missão de Treino da NATO no Iraque, na Missão de Mentoria no TO do Afeganistão junto da Kabul Capital Division e na NATO Force Integration Unit - Lituânia.

Atualmente é o Chefe da Divisão de Gestão de Carreiras da Direção de Administração de Recursos Humanos do Exército.

🕗 11:40
PAINEL II - PALESTRA I | O Contributo da Inteligência Artificial na otimização da Gestão de Carreiras

Num contexto organizacional em constante transformação, marcado pela crescente competitividade pelo capital humano, a capacidade das instituições para atrair, desenvolver e reter talento tornou-se um fator determinante de sucesso. O Exército enfrenta atualmente desafios estruturais e estratégicos que exigem uma gestão de carreiras moderna, capaz de responder às dinâmicas da transformação tecnológica, às novas expetativas profissionais e à necessidade de garantir percursos coerentes, sustentáveis e motivadores ao longo da vida militar. Neste enquadramento, o Apoio ao Desenvolvimento da Carreira assume-se como uma ferramenta estratégica essencial para reforçar a eficiência organizacional e a valorização do capital humano.

A introdução da Inteligência Artificial neste domínio abre novas possibilidades de modernização, permitindo análises preditivas, decisões mais informadas e uma maior adequação entre os perfis individuais e as necessidades institucionais. A sua aplicação potencia a capacidade do Exército para gerir o talento de forma mais eficiente, personalizada e orientada para o futuro, consolidando uma cultura de desenvolvimento contínuo e de inovação na gestão de carreiras.

Vítor Almeida

Major

Ingressou na Força Aérea em 2000 na especialidade de Técnico de Pessoal e Apoio Administrativo, desenvolvendo a sua carreira no Centro de Psicologia da Força Aérea e na Direção de Pessoal. É licenciado em Comunicação Empresarial pelo Instituto Politécnico de Lisboa e mestre em Ciência de Dados para Empresas pelo Instituto Superior de Setúbal.

Foi responsável pela coordenação de atividades de psicometria, condução de projetos de investigação e análise estratégica de dados de recursos humanos. Desenvolveu o Laboratório de Psicometria Informatizada e iniciou o seu processo de acreditação segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2001, liderando equipas e promovendo a transformação digital na gestão de pessoas.

Atualmente, chefia o Gabinete de Gestão de Pessoas e Competências, no Comando de Pessoal da Força Aérea, promovendo a implementação de sistemas estratégicos de recursos humanos suportados por Inteligência Artificial e People Analytics para apoiar a tomada de decisão. É também formador em Comunicação Estratégica e Sistemas de Informação da Área de Pessoal.

🕗 12:00
PAINEL II - PALESTRA II | O Papel da Inteligência Artificial na Retenção de Talento nas Forças Armadas

Assentará numa reflexão sobre a abordagem que a Força Aérea Portuguesa tem vindo a desenvolver numa ótica integrada na gestão estratégica de pessoas, centrada na análise de dados e na aplicação de metodologias baseadas em inteligência artificial (IA) para apoiar a tomada de decisão e reforçar os mecanismos de retenção de militares. Abordará ainda de que forma o recurso a modelos preditivos e agentes de IA permitirão, automatizar a elaboração dos roteiros de carreira e dos planos de desenvolvimento individual, bem como identificar fatores associados à intenção de saída, potenciando uma gestão proativa e personalizada do talento.

Pedro Vitorino

Capitão-de-Fragata

Ingressou na Escola Naval em 2001 e concluiu, em 2006, o Mestrado de Bolonha em Ciências Militares Navais ramo Marinha, possuindo uma carreira que combina experiência operacional, liderança de pessoas e competências analíticas.

Desempenhou funções de comando e chefia em navios da Marinha Portuguesa, incluindo duas nomeações como Comandante e uma como Oficial Imediato. Participou em missões de combate à pirataria no Golfo de Áden, liderando equipas em contextos de elevado stress e exigência operacional.

Posteriormente, transitou para a área de Gestão de Recursos Humanos, tendo sido adjunto do Chefe da Secção de Sargentos e Praças na Direção de Pessoal, onde foi responsável pelos processos de nomeações e colocações — experiência que lhe proporcionou uma base sólida em mobilidade interna, desenvolvimento de carreiras e alocação estratégica de talentos.

Desde fevereiro de 2022, exerce funções na Direção de Análise e Gestão da Informação (DAGI), como engenheiro de dados e analítica, desenvolvendo projetos que envolvem diversos tipos de dados, desde recursos humanos a fluxos de informação organizacionais, aplicando técnicas de engenharia de dados e engenharia analítica para suportar a tomada de decisão.

É pós-graduado em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) e encontra-se atualmente a frequentar o The Lisbon MBA, o Executive MBA da Universidade Católica Portuguesa e da Nova SBE.

🕗 12:20
PAINEL II - PALESTRA III | Desenvolvimento de Carreiras na Marinha: Modelos Preditivos, Otimização e Agentes de Inteligência Artificial

Abordará a visão da Marinha para uma IA aplicada à gestão de carreiras, explorando modelos preditivos, otimização e agentes de IA. Mais do que tecnologia, trata-se de estratégia, dados e pessoas, onde a Inteligência Artificial é utilizada para identificar perfis em risco de saída, usar dados para melhorar a comunicação e direcionar conteúdos às audiências certas, apoiando o recrutamento, simular percursos profissionais e reforçar a transparência nas decisões.

Serão apresentado os projetos como o Simulador de Carreiras, a Ferramenta de Apoio às Colocações e o Marinheiro de Silício (RAG), que aplicam IA a desafios concretos da gestão de carreiras. Destaca-se ainda o Advanced Analytics das Pessoas, que combina análises descritivas e preditivas e futuramente, agentes conversacionais capazes de interagir com bases de dados.

Col Lowe Bio Pic
Jon Lowe

Colonel - Britsh Army

O Coronel Jon Lowe é um oficial do Exército Britânico com experiência operacional em teatros de guerra, incluindo o Afeganistão. Incorporou no Corpo Aéreo do Exército (CAE) em 2001, após estudar Engenharia na Universidade de Cambridge. A carreira do Coronel Lowe foi marcada por uma série de funções desafiadoras e impactantes na transformação digital e nos recursos humanos. Foi piloto de helicóptero, tendo desempenhado funções de voo na 16.ª Brigada de Assalto Aéreo. A dedicação à sua profissão levou-o a realizar um intercâmbio de dois anos com a Força Aérea Canadiana, pilotando helicópteros Bell 412 (Griffon). As suas credenciais de liderança foram aperfeiçoadas em funções de primeira linha na Aviação do Exército como comandante de subunidade de um esquadrão Lynx Mk9A e, mais tarde, como comandante do 6.º Regimento do CAE.

O seu conhecimento sobre questões de pessoal aprofundou-se ainda mais durante o seu mandato como gestor de carreira para oficiais da CAE no Centro de Pessoal do Exército em Glasgow. Em junho de 2019, foi nomeado como gestor do Projeto MORDEN, um projeto abrangente de transformação de pessoal que visa modernizar o emprego e a gestão de todo o pessoal militar da CAE.

Com um grande interesse pela digitalização e transformação, a base digital do Coronel Lowe surgiu em funções na Direção de Informação do Quartel-General do Exército, onde geriu tecnologias e sistemas digitais complexos utilizados na campanha do Afeganistão. Posteriormente, esteve envolvido no desenvolvimento da aplicação Discover My Benefits, destinada a ajudar os indivíduos a compreender a proposta de emprego nas Forças Armadas. Na função atual, combina a sua experiência em RH com o seu conhecimento digital no desenvolvimento de aplicações para uso pelo Centro de Pessoal do Exército em RH em todo o Exército Britânico e na exploração da tecnologia de IA para melhorar a gestão de carreiras.

A vasta experiência do Coronel Lowe em gestão de pessoas, digitalização e transformação, juntamente com os seus conhecimentos sobre como aproveitar os dados e a IA para superar os desafios com limitações de recursos, irá, sem dúvida, proporcionar perspetivas valiosas sobre como a IA pode contribuir para a tomada de decisões baseadas em dados.

🕗 14:30
PAINEL III - PALESTRA I | O Contributo da Inteligência Artificial no Apoio à Decisão Orientada por Dados

O Exército Britânico transformou a forma como toma decisões sobre o seu pessoal nos últimos anos. Antes da pandemia COVID, era utilizado um sistema ineficiente baseado em papel para apoiar uma série de decisões de gestão de carreira, tais como promoções, nomeações e renovações de contratos/comissões. Através de um processo de transformação digital e modernização, os atuais processos de RH do Exército Britânico baseiam-se na tomada de decisões orientada por dados. Através de inúmeros projetos de IA, o Exército Britânico está agora a melhorar essa tomada de decisões, utilizando a tecnologia para tomar melhores decisões, conduzir processos de forma mais eficiente e capacitar os militares com mais autonomia nas suas carreiras.

Foto institucional Comandante
Victor Antolín

Comandante - Ejército de Tierra

Victor Lobaco Antolín é um oficial militar do Exército Espanhol que atualmente ocupa o cargo de líder do projeto GZLO (Projeto Gonzalo). É um forte defensor do desenvolvimento do potencial das pessoas através da liderança pelo exemplo, destacando a lealdade, o trabalho árduo, a confiança e as segundas oportunidades.

Possui um mestrado em Inteligência Artificial (2021) - Universidade Internacional de La Rioja, tem um Mestrado em Bases de Dados e Programação Web - Universidade de Saragoça (2009) e um Bacharelato em Ciências Matemáticas (2008) - Universidade de Saragoça. Possui honras em Análise Matemática, Topologia, Geometria Diferencial e Lógica. Complementarmente, possui o Diploma Militar em Computação, o Diploma Militar em Investigação Operacional e o Curso de Competências Pedagógicas para Oficiais.

Atualmente desempenha funções no Estado-Maior do Exército Espanhol na Secção de Transformação Digital (Madrid), sendo o Líder e principal impulsionador do Projeto Gonzalo. É ainda consultor em questões de IA e transformação digital do Estado-Maior do Exército Espanhol.

Entre junho de 2021 e junho de 2023, foi Chefe de Sistemas e Tecnologias da Informação. Na Academia de Logística (Calatayud), geriu o hardware e software para mais de 3000 equipamentos. Foi premiado, com o "Prémio de Iniciativa" em 2024 pelo trabalho em IA Generativa. Foi Chefe do Centro de Comunicações Estratégicas, entre janeiro de 2018 e junho de 2021.

Em Las Palmas (RT-22), liderou uma equipa de 22 pessoas, tendo sido responsável pelos sistemas de comunicação e informação que servem 1200 utilizadores. Recebeu o prémio USAC pelo apoio como diretor do curso SEPE.

🕗 14:50
PAINEL III - PALESTRA II | Repensar o Apoio à Carreira dos Suboficiais do Exército Espanhol: Uma Abordagem Apoiada em Inteligência Artificial

Apresenta o desenvolvimento inicial do primeiro portal de orientação profissional baseado em IA para suboficiais do Exército Espanhol. Esta apresentação concentra-se na fase de design: identificar perfis e caminho a seguir na orientação profissional, compreender como a IA e o processamento de linguagem natural poderiam resolvê-los e os desafios técnicos da integração de sistemas com a informação militar. Os participantes verão a metodologia de planeamento, as decisões de arquitetura, os obstáculos previstos e o roteiro para os testes-piloto, oferecendo insights sobre como as organizações militares podem abordar a inovação em IA, desde o conceito até à implementação, na gestão de pessoas.

Moderadores

Patrícia Lopes

Prof. Dra. - Porto Business School

Vice Dean e Sustainability Officer da Porto Business School, atualmente, é também membro da Comissão de Remunerações da Caixa Geral de Depósitos, Administradora Não Executiva da Fundação BIAL, Presidente dos Conselhos Fiscais da BIAL, Portela & Cª, S.A. e da Luz Saúde, S.A., e Sócia da Teixeira Lopes e Couto Viana, Consultores Económicos, Lda. É membro do Comité de Acompanhamento do PSI (Portuguese Stock Index) na Euronext Lisboa.

De 2016 a março de 2025, foi membro da Conselho Fiscal da NOS, SGPS, e entre 2022 e 2024, membro do Conselho de Curadores da Fundação Santander. De 2008 a 2015, foi Pró-Reitora da Universidade do Porto, responsável pelo planeamento estratégico e pelas participações empresariais.

É Doutorada em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde também se licenciou em Gestão.

Complementou a sua formação académica com vários programas de formação executiva no IMD, na London Business School, e em UCLA.

É autora de várias publicações em revistas nacionais e internacionais, tanto profissionais como académicas, e é uma oradora frequente em conferências nas suas áreas de especialização.

🕗 09:45 - 11:10
DEBATE - PAINEL I
A Inteligência Artificial na Gestão de Carreiras: Perspetivas Académicas e Organizacionais

Celso Braz

Coronel Tirocinado - Exército Português

Está habilitado com o Curso de Cavalaria da Academia Militar, sendo mestre em Ciências Militares na Especialidade Cavalaria. Possui ainda, o Curso de Estado Maior – Exército e Conjunto e o Curso de Promoção a Oficial General. Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas.

No Regimento de Cavalaria nº4 da Brigada Mecanizada, desempenhou funções de Comandante de Pelotão, Esquadrão, entre outras, tendo posteriormente assumido as funções de Chefe do G3. Na Escola Prática de Cavalaria, exerceu funções de Comandante de Pelotão, Esquadrão e diversas funções na Direção de Ensino e Instrução. No Estado-Maior do Exército, desempenhou as funções de Adjunto na Repartição de Reequipamento e Programação.

Na Academia militar exerceu funções de Professor Militar em diversas Unidades Curriculares, desempenhando ainda a função de Diretor do Gabinete Armamento da Direção de Ensino. No Instituto Universitário Militar, exerceu funções de Adjunto do Gabinete Avaliação e desempenhou cumulativamente funções de docência.

No Comando Conjunto para as Operações Militares do Estado-Maior General das Forças Armadas, foi Chefe do J3 Operações e em acumulação foi também Adjunto do Chefe do Centro de Operações Conjunto.

Em 2022 esteve na missão da EUTM da República Centro Africana como Chefe do Pilar da Educação. Seguidamente foi nomeado como Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar.

Desde setembro de 2024 desempenha funções no cargo de Subdiretor da Direção de Administração de Recursos Humanos.

🕗 11:40 - 13:00
DEBATE - PAINEL II
Aplicação da Inteligência Artificial na Gestão de Carreiras nos Ramos das Forças Armadas Portuguesas

José Pimenta

Coronel Tirocinado - Exército Português

Ingressou na Academia Militar em 1988 e ao longo da sua carreira militar, desempenhou diversas funções de Comando e Estado-Maior, das quais se destacam as de Comandante de Esquadrão de Reconhecimento no Regimento de Cavalaria N.º6 (RC6) em Braga, Comandante do Esquadrão de Polícia do Exército da antiga Região Militar do Norte no Porto, Comandante do Grupo de Reconhecimento da Brigada de Intervenção e 2º Comandante do RC6 em Braga e Comandante do Regimento de Cavalaria N.º3 em Estremoz.

No Comando do Pessoal do Exército, local onde desempenha atualmente o cargo de Chefe de Gabinete do Comandante do Pessoal do Exército, foi também Chefe da Secção de Gestão de Oficiais e de Praças.

Realizou quatro missões no exterior do território nacional, tendo estado em Timor, em 2000/2001, como Chefe de Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Quartel-General da PEACEKEEPING FORCE; no Teatro de Operações do Kosovo, em 2008/2009, como 2º Comandante do Agrupamento MIKE; na Roménia, em 2018/2019, como Chefe da Repartição de Treino da MULTINATIONAL BRIGADE SOUTHEAST; na República Centro-Africana, em 2020/2021, como Oficial de Informação Pública da EUROPEAN UNION TRAINING MISSION.

É Mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Minho

🕗 14:30 - 15:30
DEBATE - PAINEL III
Perspetivas Internacionais sobre a Inteligência Artificial no apoio à Gestão de Carreiras Militares

Contactos

MORADA:

Avenida Fabril do Norte, 425 | 4460-314 Matosinhos, Porto

E-MAIL:

darh.adc@exercito.pt

TELEFONE:

222 077 300