Este evento dinamizado pela Direção de Formação do Comando do Pessoal do Exército, contará com a presença de oradores militares e civis de reconhecida competência, oriundos do Exército e da Universidade de Évora e tem como objetivo ser um fórum de partilha de ideias e experiências para melhorar a Educação Física Militar (EFM), através da recolha de contributos para a revisão dos programas de EFM dos Referenciais dos Cursos Formação Inicial dos militares do Exército.
O seu foco será nas medidas de adaptação às atuais necessidades fisiológicas, anatómicas e psicológicas das mais novas gerações, às exigências iniciais da vida militar e das operações militares terrestres, contribuindo para a revisão da componente de Educação Física Militar para os militares do Exército e identificando os desafios futuros.
Este Seminário visa proporcionar a reflexão sobre os desafios fisiológicos e psicológicos enfrentados pelo atual modelo de Educação Física Militar (EFM) e recolher contributos para a adoção de estratégias e modelos inovadores que reflitam a nova realidade da condição física dos jovens formandos.
Moderador: Coronel Tirocinado Inf José Eduardo Blanc Capinha Henriques
Oradores:
“Fisiologia do Esforço” (25´) – Professor José Parraça (Universidade Évora)
“A Capacidade Fisiológica dos Jovens e a Exigência Física Militar” (25´) – Major Med João António da Conceição Pedro Pais
“Desafios Psicológicos na Preparação Física dos Jovens” (25´) – Major Art Sociólogo Alexandre Casinha
Moderador: Coronel Art João Paulo Setoca
Oradores:
"Teoria e Método do Treino Desportivo” (25´) – Professor Orlando Fernandes (Universidade Évora)
"Educação Física Militar: Estratégias de Treino adaptadas ao perfil físico atual dos Jovens” (25´) – Coronel Cav Rui Jorge Palhoto de Lucena
“Preparação Física Militar: Modelos inovadores para o presente” (25´) – Major Inf Hugo Leandro Rodrigues Monteiro
Departamento de Desporto e Saúde, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora.
Concluiu a Licenciatura em Ciências do Desporto em 2006/06/23 na Universidade de Évora, o Doutoramento em Fisiologia em 2012/05/05 na “Universidad de Extremadura” e o Mestrado em “Ejercicio e Salud” em 2010/05/16 na “International University of Andalucía”. Professor Auxiliar na Universidade de Évora, publicou numerosos artigos em revistas especializadas. Participa e/ou participou como investigador em vários projetos sendo investigador principal em vários deles.
🕗 10:15
PAINEL I - PALESTRA I
"Fisiologia do Esforço"
Médico Cardiologista da Unidade de Saúde Tipo II de Évora
O Major Médico João Pais entrou para a Academia em 2006 e terminou a sua formação como Oficial Médico em 2013. Foi colocado no Centro de Saúde Militar de Évora em 2013 e realizou o internato médico geral durante o ano de 2014 no Centro Hospitalar Lisboa Central.
Em 2015 iniciou a formação especifica em Cardiologia, tendo realizado o internato médico no Hospital do Espírito Santo de Évora que terminou em 2021. Durante todo este período desempenhou funções como Oficial Médico da Unidade de Saúde tipo II de Évora.
Em 2016 desempenhou funções como oficial médico e comandante do módulo sanitário 2ºBIPara/FND/KFOR no Kosovo.
Dedica-se às áreas de cardiologia clínica, prevenção primária, reabilitação cardíaca e ecocardiografia.
Frequentou os habituais cursos de carreira e encontra-se atualmente a fazer o Mestrado de Reabilitação Cardíaca Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
🕗 10:40
PAINEL I - PALESTRA II
“A Capacidade Fisiológica dos Jovens e a Exigência Física Militar”
Chefe do Gabinete de Estudos e Formação e de 2º Comandante do Módulo de Operações Psicológicas do Centro de Psicologia Aplicada do Exército
O Major Alexandre Casinha entrou para a Academia militar no ano 2002, onde se licenciou, ainda no período pré-Bolonha, em Ciências Militares, no especialidade de Artilharia. Foi colocado no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 onde desempenhou várias funções, das quais se destacam as de Comandante de Pelotão e as de Comandante Bateria de Sistemas de Artilharia Antiaérea. Frequentou a licenciatura e o mestrado em Sociologia no ISCTE de 2018 a 2023, estando a frequentar o último ano da licenciatura de Psicologia também no ISCTE. No que diz respeito aos conhecimentos, experiências e conquistas relacionadas com a temática da condição e performance física, destaca-se o facto do Major Casinha ter obtido formação técnica especializada em Cardiofitness e Musculação. No CPAE, é responsável pela coordenação de todas as ações de formação aí ministradas, tais como: o Curso de Gestão de Stress, de 1ºs Socorros Psicológicos, de Prevenção dos Riscos Psicossociais, de Comunicação Interpessoal e Assertividade, de Gestão de Conflitos, entre outros.
Vive em Odivelas, é casado e tem um filho.
🕗 11:05
PAINEL I - PALESTRA III
“Desafios Psicológicos na Preparação Física dos Jovens”
Departamento de Desporto e Saúde, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora.
É licenciado e doutorado em, Ciências do Desporto, mestre em treino de alto Rendimento é Professor Associado com agregação na Universidade de Évora, onde leciona Análise do Movimento Humano e Biomecânica nas áreas das Ciências do Desporto e da Fisioterapia, leciona também a sistemática do Atletismo, e treinador de Atletismo e colabora com a Federação Portuguesa de Atletismo. É ainda membro do Centro de Investigação Comprehensive Health Research Center (CHRC) e integra atualmente a Comissão de Ciência e Desenvolvimento do Comité Olímpico de Portugal.
🕗 14:40
PAINEL II - PALESTRA I
"Teoria e Método do Treino Desportivo”
Diretor do Laboratório de Prontidão Militar
Coronel Rui Jorge Palhoto Lucena concluiu em 1996 a licenciatura em Ciências Militares, na especialidade de Cavalaria. Em 2006 terminou a Licenciatura em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH). É doutorando em Fisiologia do Exercício aplicado na componente operacional, na Faculdade de Motricidade Humana. Atualmente é diretor do Laboratório de Prontidão Militar (MRLab) da Academia Militar. Os seus interesses atuais de pesquisa enfocam vários tópicos relacionados com o Desempenho Humano Operacional, como a monitorização de marcadores fisiológicos para predição da fadiga em ambientes e atividades extremas, na definição de Padrões de Desempenho Físico em tarefas militares (Physical Employment Standarts - PES) entre outros.
🕗 15:05
PAINEL II - PALESTRA II
“Educação Física Militar: Estratégias de Treino adaptadas ao perfil físico atual dos Jovens”
Chefe do Departamento de Educação Física Militar e Tiro da Escola das Armas.
O Major de Infantaria Hugo Monteiro, entrou para a Academia em 2021, tendo terminado o Tirocínio para Oficial de Infantaria em 2006. Em 2007 frequentou o Curso de Instrutores de Educação Física Militar, tendo iniciado o percurso no Treino Físico Militar como Oficial de Educação Física no RI19. Frequentou os habituais cursos de carreira, assim como outros, nomeadamente o Curso de Tiro, o Curso de Sapadores das Armas e o Curso Elementar de Combate em Áreas Edificadas. Após passagem pela Escola Prática de Infantaria e do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizada, foi colocado no Centro Militar de Educação Física do Exército em 2012, estando desde essa data ligado ao Treino Físico Militar de forma quase ininterrupta, inicialmente neste Centro e na Escola das Armas posteriormente. Foi Diretor de várias edições do Curso de Instrutores de Educação Física Militar e Chefiou o Gabinete de Educação Física Militar da Escola das Armas durante vários anos. É casado e tem dois filhos.
🕗 15:30
PAINEL II - PALESTRA III
“Preparação Física Militar: Modelos inovadores para o presente”
Sub Diretor de Formação da Direção de Formação
O Coronel José Eduardo Blanc Capinha Henriques, nascido a 4 de fevereiro de 1968 em Angola, atualmente com 56 anos de idade e 36 anos de serviço. Licenciou-se em Ciências Militares com a especialidade de Infantaria pela Academia Militar em 1994, tendo iniciado sua carreira no Regimento de Infantaria nº15, e desempenhando várias funções ao longo dos anos.
Completou o curso de Paraquedista em 1995 e ministrou formação como instrutor no Regimento de Paraquedistas. Serviu como 2º Comandante e Comandante do Pelotão de Apoio no 1ºBIPara, e foi professor na Escola de Sargentos do Exército. Em 2007, assumiu diversas responsabilidades na Escola de Sargentos, incluindo a função de Chefe da Secção de Instrução Militar e Diretor de Curso.
Participou em várias missões internacionais, incluindo a Bósnia-Herzegovina, o Afeganistão e a República Centro Africana. Em 2021, foi nomeado 2º Comandante do Regimento de Paraquedistas e, em 2023, comandou o Regimento.
Da sua folha de serviço constam 16 louvores e várias medalhas, incluindo a Ordem Militar de Avis.
É Casado e pai de dois filhos, residindo atualmente nas Caldas da Rainha.
🕗 11:50
DEBATE - PAINEL I
"Preparação Física Militar: Desafios Fisiológicos e Psicológicos"
Adjunto do Diretor da Direção de Educação dos Estabelecimentos Militares de Ensino
É um oficial superior do Exército Português, com cerca de 26 anos de carreira efetiva, dedicada ao Exército, Residente em Évora, possui uma sólida formação académica, incluindo licenciatura em Ciências Militares pela Academia Militar, com especialização em Artilharia, e. Mestrado em Direção e Gestão Desportiva pela Universidade de Évora.
Ao longo da sua trajetória, desempenhou diversas funções de liderança e chefia, tendo sido, Oficial de Informações, Comandante Pelotão de aquisição de Objetivos, Adjunto Financeiro, Comandante de Bateria de Tiro, Comandante de Bateria, Oficial de Logística e desempenhou Funções de Estado-Maior no Gabinete de Apoio da DF.
Foi nomeado por escolha para 2.º Comandante do Regimento de Artilharia N.º 5 em Vendas Novas, e aqui em Évora, na Direção de Formação, foi Chefe da Secção de Planeamento de Educação Física, Desporto e Tiro Militar. onde integrou as diversas comissões técnicas ligadas ao Exército: Comissões Técnicas de Educação Física, Comissão de Tiro, Equitação e remonta e Comissão de Esgrima do Exército.
No âmbito internacional, participou em missões de paz, incluindo a UNTAET/PKF em Timor-Leste (2002-2003) e na Força de estabilização da Bósnia-Herzegovina (1998-1999) sob a SFOR da OTAN, foi Comandante do Modulo de Reabastecimento do 3ºBIMOTO.
É autor do artigo académico “Impacto da atividade física na qualidade de vida no trabalho dos militares do Exército”, publicado no repositório da Universidade de Évora.
É casado e pai de dois filhos.
🕗 16:00
DEBATE - PAINEL II
"Educação Física Militar Moderna: Teoria, Estratégia e Inovação"
MORADA:
Largo dos Castelos 3 7004-505 Évora
E-MAIL:
cmdpess.df@exercito.pt
TELEFONE:
266 760 100 450 007