Banner

Apresentação

Serviço Militar Passado, Presente e Futuro

Este evento, visa promover a reflexão acerca do serviço militar numa perspetiva abrangente, de cariz nacional e internacional.

O público-alvo deste Seminário compreende, não apenas as entidades militares e civis com intervenção no desenvolvimento das práticas, das políticas e do planeamento associado à gestão de recursos humanos nas Forças Armadas Portuguesas, bem como, as entidades académicas que desenvolvem atividades de docência ou investigação neste âmbito, e os atuais e futuros Comandantes, Diretores e Chefes das diferentes Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, cujo exercício da sua sóbria e esclarecida liderança, contribui diariamente e de forma determinante para o cumprimento da missão do Exército e das Forças Armadas.

Programa

  • 09:15
    Notas iniciais da organização

    Tenente-Coronel Marco Silva

  • 09:30
    Sessão de abertura

    Tenente-General Boga Ribeiro

  • 09:45
    Painel I - Uma perspetiva sobre a evolução do serviço militar

    Tenente-General Rui Ferreira

  • 10:00
    Palestra I - Serviço Militar no exército até ao século XX

    Tenente-Coronel Carlos Afonso

  • 10:30
    Palestra II – Sweden’s New Model Army

    Lieutenant Colonel Niklas Thornesjö

  • 11:00
    Palestra III – Uma visão sobre o futuro do Serviço Militar em Portugal

    Major-General Vieira Borges

  • 11:30
    Intervalo – Coffee Break
  • 11:45
    Período de debate – Painel I
  • 12:45
    Almoço
  • 14:30
    PAINEL II – A Retenção nas Forças Armadas

    Major-General Fonseca Rijo

  • 14:45
    Palestra I – Principais desafios à liderança e comunicação - da geração Millennials à Alpha

    Professor Doutor Manuel Salvador Araújo

  • 15:15
    Palestra III – Experiência com contratos de larga duração

    Tenente-General Antonio Jesús Cabrerizo

  • 16:15
    Intervalo – Coffee Station
  • 16:30
    Período de debate – Painel II
  • 17:15
    Sessão de encerramento

    Tenente-General Boga Ribeiro

Oradores

Fotografia_TCor Afonso
Carlos Filipe Nunes Lobão Dias Afonso

Tenente-Coronel

Adjunto do Exército na Missão Militar junto da North Atlantic Treaty Organization, é também Autor e Coordenador do livro “Recrutamento no Exército Português: Do Condado Portucalense ao século XXI”.

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e diversos outros cursos, sendo de destacar o Mestrado em Ciências Militares pela Academia Militar e o Curso de Estado-Maior ministrado no Instituto Estudos Superiores Militares. É doutor em História, área de especialização de História Medieval, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigador Integrado no Instituto de Estudos Medievais, sócio fundador da Associação Ibérica de História Militar e membro do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago. Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e no Estado-Maior-General das Forças Armadas, das quais se entende destacar os de Comandante de Pelotão e de Companhia no 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, o de Adjunto da 1.ª Companhia de Alunos da Academia Militar, de docente no Instituto Universitário Militar, de Oficial de Operações da Brigada Mecanizada e o de Comandante do Batalhão de Infantaria Mecanizado. Tomou parte em quatro forças nacionais destacadas, duas na Bósnia-Herzegovina, como Comandante de Pelotão e, posteriormente, como Comandante de Companhia de Atiradores; no Kosovo, como Oficial de Informações; e no Iraque, como Chefe da Secção de Planeamento de Treino, no escalão divisão, na Combined-Joint Task Force Operation Inherent Resolve. É docente de História Militar no Instituto Universitário Militar.

🕗 10:00
PAINEL I - PALESTRA I
Serviço Militar no Exército até ao século XX 

Foto TCor SWE
Niklas Thornesjö

Lieutenant Colonel

Deputy Director Force Production in the Swedish Army Command

O Tenente-Coronel Niklas Tornesjö tem uma licenciatura e um mestrado em Ciências Militares. Atualmente é o Diretor Adjunto de Produção de Forças do Exército Sueco no Comando do Exército Sueco. Iniciou a sua carreira como oficial nos Comandos Costeiros Suecos. Desempenhou vários cargos nos Comandos, nos Rangers e na estrutura de contrainformação. O Tenente-Coronel Niklas Tornesjö foi também Diretor da Escola Sueca de Destruição de Engenhos Explosivos e de Busca Militar, Chefe de Estado-Maior e Comandante Adjunto do Centro Sueco de Destruição de Engenhos Explosivos e Desminagem e Chefe das Operações Internacionais no Comando das Forças Conjuntas Suecas. Esteve colocado no CIED COE da NATO e foi destacado para várias missões internacionais, das quais se destacam as que participou no Teatro de Operações do Afeganistão.

🕗 10:30 
PAINEL I - PALESTRA II
Sweden's New Model Army

US_Navy_100714-N-4965F-174_Chief_Mass_Communication_Specialist_Paula_Ludwick,_assigned_to_Fleet_Combat_Camera_Group_Pacific,_shoots_at_a_target_during_a_Navy_Rifle_Qualification_Course
João Jorge Botelho Vieira Borges

Major-General

Coordenador da SEDES para a área da Segurança e Defesa e Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e diversos outros cursos, sendo de destacar o Curso Aberto de Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, o Curso de Defesa Nacional pelo Instituto de Defesa Nacional, o Curso Terrorism and Security Studies pelo Marshall Center, e o Curso de Estado-Maior pelo Instituto de Altos Estudos Militares. Possui ainda o doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores, o mestrado em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, e o Mestrado em Ciências Militares pela Academia Militar. Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, e no Ministério da Defesa Nacional, dos quais se entende destacar os cargos de instrutor na Academia Militar, na Escola Prática de Artilharia e no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, os de comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea e da Academia Militar, os de professor da Academia Militar, do Instituto Universitário Militar e do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e ainda os de orientador de estudos no Instituto da Defesa Nacional, delegado de Artilharia Antiaérea na NATO, oficial do Estado-Maior e presidente do Conselho de Armas de Artilharia. É ainda de realçar a sua participação ativa na reforma do Ensino Superior Militar, na Comissão de Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, nos Organismos de Comunicação Social como comentador em modelo de serviço público. É autor e coautor de diversas obras.

🕗 11:00 
PAINEL I - PALESTRA III
Uma visão sobre o futuro do Serviço Militar em Portugal

Fotografia Prof. Salvador
Manuel Salvador Araújo

Professor

Instituto Politécnico do Porto

Licenciado, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade do Minho e Executive Master em Liderança e Coaching Organizacional pela EADA Business School de Barcelona. Foi Diretor do Curso de Recursos Humanos do Politécnico do Porto, e atualmente ministra diversas Unidades Curriculares no mesmo instituto, nas áreas da Psicologia, Comunicação Interpessoal, Comportamento Organizacional, Liderança e Desenvolvimento de Equipas.
É investigador no Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto e membro da Applied Management Research Unite, sediado em Bragança, do Centro Científico Personas que Trabajan en Organizaciones, em Barcelona, e da Porto Executive Academy, no Politécnico do Porto.

🕗 14:45 
PAINEL II - PALESTRA I
Principais desafios à liderança e comunicação - da geração Millenials à Alpha

Fotografia CAlm L. Mendes
Luís Proença Mendes

Contra-almirante

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e diversos outros cursos, sendo de destacar o Curso Geral Naval de Guerra, no Instituto Superior Naval de Guerra. Ao longo da sua carreira desempenhou cargos em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos da Marinha e no Estado-Maior-General das Forças Armadas, dos quais se entende destacar: no Navio Escola "Sagres", como Chefe dos Serviços de Eletrotecnia e Artilharia e de Oficial de Relações Públicas. No cargo de Navegador do NRP "Álvares Cabral", participou no Operational Sea Training da Marinha Real Inglesa, em variados exercícios nacionais e internacionais, e na Operação Sharp Guard de bloqueio naval à costa da ex-Jugoslávia. Foi ainda Chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento Direção de Faróis e Chefe da Divisão de Navegação no Instituto Hidrográfico. No âmbito dos trabalhos da Associação Internacional de Sinalização Marítima (AISM/IALA), desempenhou as funções de Vice-Chairman do Aids to Navigation Management Committee. Comandou o N.R.P. "Sagres" onde cumpriu mais de 650 dias de missão, percorrendo 65.000 milhas em 10.000 horas de navegação. Durante o seu comando distingue-se uma viagem ao Atlântico Sul e Indico (6 meses) e uma volta-ao-mundo com passagem pelo Cabo Horn (11 meses). Assumiu o cargo de segundo-comandante da Flotilha em 2011 e de comandante da Base Naval de Lisboa, em 2015. Posteriormente foi nomeado chefe da Divisão de Pessoal do Estado-Maior da Armada e, posteriormente, chefe da nova Divisão de Inovação. Mais recentemente assumiu a chefia do Centro de Informações e Segurança Militares do Estado-Maior General das Forças Armadas e como Contra-almirante exerceu o cargo de Segundo Comandante do Comando Naval.

🕗 15:15 
PAINEL II - PALESTRA II
Quadro Permanente de Praças na Marinha

Foto TGen Cabrerizo_v2
Antonio Jesús Cabrerizo Calatrava

Lieutenant General

Jefe del Mando de Personal del Ejército de Tierra

O Tenente-General Antonio Jesús Cabrerizo Calatrava é o Comandante do Pessoal do Exército, um dos nove comandos de primeiro nível que dependem diretamente do Chefe do Estado-Maior do Exército. O General Cabrerizo, para além do Curso de Estado-Maior das Forças Armadas, e outras formações no âmbito da Cooperação Civil-Militar, tem um mestrado em Segurança Internacional e Defesa, um mestrado em Pensamento Estratégico e Segurança Global e um mestrado em História Militar Espanhola. Concluiu ainda dois cursos na NATO School em Oberammergau, três cursos na Escola de Segurança da União Europeia em Bruxelas e os cursos de montanha de verão e inverno na Escola Militar de Montanha de Jaca. Esteve colocado durante 10 anos na Brigada da Legião: como Capitão foi Chefe da Companhia de Sapadores, como Comandante foi Chefe da Unidade de Sapadores da Legião e como Tenente-Coronel foi o primeiro Chefe e fundador da Banda de Sapadores da Legião. O seu último cargo como Tenente-Coronel integrou a Representação Militar de Espanha junto da União Europeia e da NATO, em Bruxelas. Como Brigadeiro-general, foi subdiretor da Educação do Exército. Como Major-General, foi Diretor de Investigação, Doutrina, Organização e Material e Diretor de Educação, Instrução, Formação e Avaliação. Participou em quatro missões internacionais: Bósnia 96, Kosovo 2000, Líbano 2007 e Afeganistão 2012.

🕗 15:45 
PAINEL II - PALESTRA III
Experiencia com contratos de larga duración

Moderadores

Foto TGen CFT
Rui Manuel da Silva Ferreira

Tenente-General

Comandante das Forças Terrestres

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e diversos outros cursos, sendo de destacar o Curso de Estado-Maior ministrado no Instituto de Altos Estudos Militares, o Armour Officer Advanced Course do Exército dos EUA, o NATO Crisis Management Course e o NATO Staff Officer Force Planning Course. Possui ainda uma Pós-Graduação em Relações Internacionais – “Estudos da Paz e da Guerra" (2001/02), pela Universidade Autónoma de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Ministério da Defesa Nacional e no estrangeiro, dos quais se entende destacar:

No âmbito do comando, direção e chefia, o cargo de Comandante do Grupo de Carros de Combate, Comandante do Regimento de Cavalaria N.º 6, Chefe da Repartição de Planeamento Estratégico no Estado-Maior do Exército, Diretor do Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto Universitário Militar, 2º Comandante da Escola das Armas e Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

De Assessoria e Estado-Maior, o cargo de Oficial de Operações da Brigada Mecanizada, assessor no Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, assessor para as Relações Externas de Defesa no Estado-Maior Militar da União Europeia/Bruxelas, Chefe do Estado-Maior do Comando das Forças Terrestres e Chefe dos Gabinetes do General Chefe do Estado-Maior do Exército e do General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Ao nível do ensino e formação, as funções de Diretor do Tirocínio para Oficiais de Cavalaria e instrutor de Tática de Cavalaria na Escola Prática de Cavalaria, instrutor de Tática de Cavalaria na Academia Militar e professor de Estratégia e de Geopolítica no Instituto de Altos Estudos Militares.

Da sua experiência profissional faz parte ainda a participação, em 1993/94, na Missão de Observadores Militares no conflito da Ex-Jugoslávia, a participação em 2005 na Missão de Treino da NATO no Iraque e foi Comandante da Força Nacional Destacada para o Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina, durante o 1º semestre de 2006, integrando a “Operação ALTHEA" da União Europeia.

🕗 11:45
DEBATE - PAINEL I
Uma perspetiva sobre a evolução do serviço militar

Foto MGen Rijo
Francisco José Fonseca Rijo

Major-General

Diretor da Administração de Recursos Humanos

Está habilitado com os cursos curriculares de carreira e diversos outros cursos, sendo de destacar o Curso de Estado-Maior ministrado no Instituto de Altos Estudos Militares e o Curso Geral de Comando e Estado-Maior do Exército dos Estados Unidos da América. Possui ainda uma Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, desempenhou cargos em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, no Ministério da Administração Interna e no estrangeiro, dos quais se entende destacar:

No âmbito do comando, direção e chefia, o cargo de 2º Comandante da Escola Prática de Infantaria, Comandante do Regimento de Infantaria N.º 14, 2º Comandante da Escola das Armas, Comandante da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana e, em acumulação, Comandante da Escola da Guarda.

De Assessoria e Estado-Maior, o cargo de Chefe da Secção de Estudos da Direção de Formação do Comando de Instrução e Doutrina, o desempenho de funções na Direção de Operações e Exercícios do Estado-Maior da União Europeia, assim como os cargos de Adjunto Militar para o Exército Gabinete do General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Chefe de Gabinete do Comandante da Academia Militar e Adjunto do 2º Comandante do Joint Command Lisbon.

Ao nível do ensino e formação, no Instituto de Altos Estudos Militares foi professor nas áreas da Logística, Técnica de Estado-Maior, Informação Pública e Gestão da Formação, tendo ainda exercido as funções de Coordenador da Área de Ensino Específico do Exército e de Oficial de Ligação ao Exército no Instituto Universitário Militar.

Da sua experiência profissional faz parte ainda a participação, no 7º Contingente Nacional da ISAF, no Afeganistão, como Senior Advisor da Military Advisory Team.

🕗 16:30
DEBATE - PAINEL II
A retenção nas Forças Armadas

Contactos

MORADA:

Quartel de Santo Ovídio Praça da República 4099-037 Porto

E-MAIL:

cmdpess.gabinete@exercito.pt

TELEFONE:

222 077 302 431 014